terça-feira, 10 de junho de 2014

Copa de Marketing e musica e suas estratégias lucrativas


Essa semana o Brasil e parte do mundo aguarda com alegria o dia 12 de junho  não pelo período de festas juninas, dia dos namorados (que por sinal esse ano ficou ofuscado, pobres dos casais apaixonados) muito menos pela sexta feira 13 que virá no dia seguinte, mas sim por um evento de maior importância (que talvez seja mais assustador do que a sexta 13 em decorrência de possíveis protestos, o som horrível das cornetas e a quantidade enorme de músicas ruins que repetem incansavelmente nas rádios esse período) a copa do mundo FIFA no Brasil.


Mas que diabos a copa esta fazendo nesse blog que fala de publicidade e musica? (todo tipo de musica, boa ou ruim). Simples, com a copa e toda euforia que ela causa nas pessoas nada mais vantajoso do que investir em produtos relacionados e aproveitar o momento de alegria afinal isso é Brasil país do carnaval...


Enfim, com a chegada dos jogos e alienação a solta (e um pouco de agonia, de tanto que essas músicas tocam em todo canto e ficam grudadas nos pensamentos mais profundos) ótima pedida é lançar uma música atrás da outra com tema de copa do mundo, Brazil, carnaval, bola, bunda enfim tudo o que resume o Brasil lá fora e aqui.
Senhora FIFA por sua vez fechou uma parceria com uma gravadora e lança todos os anos um cd oficial da copa do mundo, esse ano é esse aqui.
Que traz em seu setlist artistas como Pitbull, Shakira, Claudia Leitte, Carlinhos Brown dentre outros que prefiro nem compartilhar.
O cd está à venda há alguns meses e o single oficial cantado pelo trio Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte chamado “we are one” cujo videoclipe da musica já atingiu mais de 70.000,000 views no youtube em menos de um mês e esse numero tende a aumentar nessa semana que iniciam os jogos.


Além dessa musica que foi escolhida pela FIFA como o tema oficial outros artistas vem aproveitando a oportunidade de negócios como Ivete Sangalo e sua musica “Tempo de Alegria”


Há também uma musica promocional do banco Itaú que vem fazendo um grande sucesso na internet. O tema pegou tanto que já tem mais de 16 milhões de visualizações no YouTube. “Mostra tua força Brasil” foi composta por Jair Oliveira e gravada por Paulo Miklos e Fernanda Takai.


Mas quem fez o gol certeiro foi a colombiana shakira que já havia feito o mundo dançar seu “waka waka” tema da ultima copa  que virou hit mundial com mais de 600.000,000 views e esse ano volta competindo com a musica oficial da FIFA e ofuscando geral com o hit pegajoso “La La La”


A musica foi inicialmente composta para seu décimo álbum autointitulado Shakira, mas ganhou outra letra que fala do mundial e da paixão das nações pela bola rolando, inclusive em versões em inglês e espanhol.


Para o vídeo clipe ela fechou uma parceria com a Activia (aquele iogurte laxativo da Danone) em um projeto de ajuda num programa mundial de alimentos através de comidas escolares para crianças e uma bela propaganda do Activia bem bolada onde pessoas durante o clipe desenham um sorriso nas suas barrigas fazendo alusão ao efeito de bem estar que o iogurte causa na flora intestinal.



Quem vencerá o mundial ainda não se sabe, mas muitas empresas já ganharam e faturarão muito mais até o fim dos jogos, pelo menos se depender da união de paixões musica e futebol o marketing entra como artilheiro nessa partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário