Nessa semana, exatamente no dia 19 de junho é o dia nacional
do cinema e também dia do profissional do marketing, duas coisas distintas,
porém que nos dias atuais se complementam através das trilhas sonoras.
Trilha sonora normalmente as pessoas se referem à música de
um filme, ou de uma novela, por exemplo. Mas falando de forma mais técnica,
trilha sonora é todo o conjunto de sons de uma peça audiovisual, seja ela um
filme, um programa de televisão ou um jogo eletrônico. Ou seja, a trilha sonora
não se limita à música, mas compreende também todo os outros sons presentes
nessa peça audiovisual.
Apesar do marketing em busca de lucros exaltar uma única
musica como promocional de um filme, muitas trilhas sonoras de grande sucesso e
qualidade já conseguiram até ser mais do que o filme e marcarem na memória como
é o caso da trilha do filme Pretty Woman. Quem nunca escutou os primeiros
acordes da musica de Roy Orbinson e não fez ligação direta ao filme de 1990 é
inevitável.
Outro caso similar é do filme Flashdance recheado de hits
dançantes.
Partindo para um lado mais alternativo, porém também de
grande sucesso estão as trilhas do filme Trainspotting que conta com Iggy Pop e
sua fantástica “lust for life” como carro chefe mas também tem Lou Reed, Primal
scream e outros grandes nomes.
E de uma mais recente do filme O Grande Gatsby produzida por Will.I.Am que mescla
momentos pop radiofônicos a melancólicos.
Nunca esquecendo um ponto alto em termos de venda que é a
trilha sonora de Cidade dos Anjos de 1998 com musicas românticas melancólicas
bem ao estilo do filme porem que até hoje vende como água graças a inúmeros
hits de bandas como Hole, Alanis Morissete, Peter Gabriel e da extensamente executada
nas rádios Iris do Goo Goo Doll.
Duas clássicas porém de grande impacto até hoje, a trilha do
filme “A noviça Rebelde” que fez sucesso numa época em que se fazia marketing
mas não sabia o que era isso.
E a da animação Rei Leão que já contava com ajuda dos marqueteiros
da Disney.
Mais recentemente uma trilha sonora atual, porém já do
inicio da invasão do marketing nas trilhas sonoras foi a do musical Moulin
Rouge que por si só já atrai por ser um musical de grande sucesso, lucro
dobrado para o marketing pois tanto fez com que as pessoas comprassem o álbum
com a trilha quanto fossem inúmeras vezes ao cinema ver o filme e cantar junto
com os personagens de Ewan McGregor e Nicole Kidman.
É claro que o grande mestre Tarantino não podia ficar de fora
com sua obra prima Pulp Fiction e a maravilhosa trilha marcante, guitarras de “Misirlou”,
“Girl you be a woman soon” dentre outras que valem a pena ir atrás se você é fã
de trilhas sonoras.
Impossível não dançar não é?
Agradeço nesse post a colaboração do jornalista, meu mestre e
reeducador musical Pedro Henrique Malta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário